sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

S.I.D.A.

A história que vos conto passou-se há 19 anos atrás…

Trata-se de um rapaz na casa dos 18 anos, chamado João. O João era um rapaz com uma alegria que contagiava, extrovertido e… um bocadinho rebelde demais.
João andava no 12º ano na área de Ciências Socioeconómicas e no Verão anterior tinha conhecido uma rapariga com a qual namorava e tinha relações sexuais. Bem, não se pode dizer que namorava porque para um rapaz de 18 um namoro é uma coisa muito séria. Vamos dizer que eles “andavam”. João e a rapariga eram pessoas aparentemente normais. Estudavam, saíam à noite, passeavam, tudo o que uma pessoa de 18 anos faz, eles faziam. Na altura de sair do Liceu, João foi para uma Faculdade fora de Lisboa, o que os impossibilitava de estarem juntos.
A despedida foi, como dizia o João, “uma noite para nunca mais esquecer”.
Não se sabe ao certo se passaram 8, 10 ou 12 anos, sabe-se apenas, que o João tinha um trabalho estável e que necessitava de sair do país diversas vezes.
Numa das suas viagens, João não se sentira nada bem e decidiu ir para casa. Passou uma semana e o estado de saúde do João piorava a cada dia que passava. Este decidiu ir ao hospital saber o que se passava.
Foram feitos diversos exames, não descobriram ao certo o que era, sabia-se que tinha qualquer coisa a ver com o sistema imunitário. João ficou internado e acabou por morrer no hospital…
Passado algum tempo, descobriu-se que o João tinha S.I.D.A., até há bem pouco tempo nunca se tinha ouvido falar nesse “bicho estranho”.
João tinha apanhado o vírus da S.I.D.A. quando teve relações sexuais com aquela rapariga da escola…

O que aconteceu ao João, acontece todos os dias a milhões de pessoas em todo o mundo e só há uma forma de prevenir que isso aconteça: o uso de preservativo.

Hoje, existem informações sobre o assunto, mas lembrem-se, há 19 anos atrás não havia.

Lembrem-se, o vírus da S.I.D.A. ataca qualquer um, não é “só ao outro” e só se manifesta muitos anos depois.
O uso de preservativo impede a transmissão de doenças e impede a gravidez.

Sem comentários:

Enviar um comentário